Microbiota: Conheça o seu ecossistema único

Microbiota: Conheça o seu ecossistema único

Microbiota: Conheça o seu ecossistema único

Nós, humanos, somos “organismos híbridos” constituídos por células microbiológicas e humanas. Existem centenas de diferentes tipos de bactérias no nosso corpo e a nossa relação com estes organismos minúsculos é vital para a nossa existência.

A maior parte destas bactérias estão no nosso intestino. Este ecossistema individual é chamado de microbiota intestinal.

A microbiota é única para cada individuo, tal como uma impressão digital. Ter o correto equilíbrio de bactérias intestinais é fundamental para uma boa saúde gastrointestinal, um sistema imunitário saudável e para o nosso bem-estar geral. Uma microbiota rica e diversificada, tal como um ecossistema a funcionar bem e saudável vai resistir às ameaças externas.

No entanto, condições patológicas, o envelhecimento e escolhas de estilos de vida podem afetar negativamente a biodiversidade da microbiota. Quando ocorre um desequilíbrio na microbiota intestinal devido a fatores como uma má alimentação, stress ou uso de antibióticos, significa que as bactérias benéficas podem ser afetadas e estão a diminuir enquanto as bactérias prejudiciais aumentam.

A perda do equilíbrio no intestino conduz à disbiose, um desequilíbrio da nossa relação benéfica com a microbiota. As consequências podem ter impacto no nosso aparelho digestivo, funcionamento do intestino e sistema imunitário.

Microbiota: Conheça o seu ecossistema único

Os probióticos são um tipo de bactéria benéfica que podem ajudar a recuperar o equilíbrio da microbiota intestinal. Os probióticos têm um papel importante na manutenção da composição da microbiota, colonizando o nosso intestino e suportando as bactérias boas a repopularizar os intestinos contra as prejudiciais. O intestino recupera o equilíbrio resultando num impacto positivo no nosso bem-estar geral.

Descubra mais sobre probióticos para ajudar a sua microbiota e recuperar a sua força interior.

ONDE COMPRAR