“Todas as doenças começam no intestino”

“Todas as doenças começam no intestino”

Descubra a importância da saúde intestinal para um bem-estar geral

Quando o antigo médico Hipócrates disse isto, há mais de 2000 anos, não estava longe da verdade. O aparelho digestivo é, na verdade, uma grande parte do nosso sistema imunitário, formando uma complexa rede e um mecanismo de defesa que constrói a nossa resistência contra o mundo exterior. A primeira linha de defesa no nosso intestino, é uma microbiota intestinal saudável. Ao sabermos mais sobre estes micro residentes no nosso aparelho digestivo, podemos descobrir formas de manter a integridade do intestino e encorajar uma mudança positiva para o nosso bem-estar geral.

“Todas as doenças começam no intestino”

Harmonia sofisticada

O nosso intestino contém triliões de bactérias vivas, mais do que no resto do nosso corpo, construindo um sofisticado ecossistema chamado microbiota, regulado por uma lógica harmonia de microrganismos. Alguns destes organismos vivos são bactérias amigáveis que queremos ter no nosso organismo, enquanto outros podem ser ou tornarem-se prejudiciais. O intestino mantém um equilíbrio sensível entre estes dois. A saúde da nossa microbiota intestinal depende deste equilíbrio bacteriano e da diversidade. Quantas melhores bactérias tivermos, mais estas vão suportar o nosso bom metabolismo promovendo uma flora intestinal equilibrada e divergindo dos organismos prejudiciais.

Um habitat pacífico

Uma microbiota intestinal diversificada consiste em diferentes tipos de microrganismos que coexistem no nosso habitat intestinal. A composição e diversidade das nossas bactérias intestinais são determinadas pela nossa genética e por múltiplos fatores ambientais, nos quais a alimentação é um dos principais contributos. O equilíbrio e diversidade da nossa comunidade bacteriana reside no nosso intestino e é indicador de uma microbiota saudável. Infelizmente, alguns de nós têm uma quantidade inadequada de bactérias benéficas, desequilíbrio de bactérias prejudiciais ou falta de diversidade bacteriana.

“Todas as doenças começam no intestino”

Problemas dos dias de hoje

Padrões de estilo de vida e de alimentação, fracas escolhas de estilo de vida e stress estão entre os fatores mais impactantes que influenciam a variedade de bactérias no nosso intestino.

O declínio da biodiversidade da nossa microbiota perturba o equilíbrio do nosso intestino, causando disbiose, que pode levar a outros desconfortos subsequentes e também a insuficiências gastrointestinais.

Recuperando o equilíbrio

Uma vez que a base para a nossa saúde é o fortalecimento e o equilíbrio da nossa microbiota intestinal, ter uma flora intestinal equilibrada é importante para um bom sistema imunitário e bem-estar geral. Se ocorre um desequilíbrio devido a uma alimentação pobre, medicação ou doença, os probióticos podem ser uma ajuda. Os probióticos são capazes de colonizar o intestino e juntar-se às bactérias boas contra as bactérias prejudiciais. Os probióticos podem também ajudar a repopularizar a nossa microbiota com bactérias boas e manter a flora intestinal equilibrada. Claro que, juntamente com o suporte dos probióticos, é crucial para nós, mudar para uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e descobrir formas de lidar com o stress para um bem-estar geral.

“Todas as doenças começam no intestino”

Siga-nos para mais dicas de melhoria de vida.

ONDE COMPRAR