F.A.Q.

O que são probióticos?

A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “ Microrganismos vivos que, quando administrados nas doses adequadas, conferem um benefício saudável para o hospedeiro”.

O que fazem os probióticos ao nosso corpo?

Foi sugerido que o termo “probiótico” devia ser reservado para Microrganismos vivos que demonstraram transmitir um benefício para a saúde humana. Os probióticos pretendem ajudar a microbiota intestinal naturalmente presente no corpo humano. As bactérias do intestino têm muitas funções no corpo e estão ligadas à saúde intestinal e ao sistema imunitário.

Os probióticos vão ajudar no meu problema gastrointestinal?

Problemas gastrointestinais podem ocorrer quando há um desequilíbrio nas bactérias intestinais.

Os probióticos são conhecidos por terem propriedades particulares como a resistência ao pH ácido, tolerância à bílis, tolerância ao líquido pancreático, capacidade de invasão e aderência às células intestinais epiteliais. As propriedades aqui descritas permitem a sua sobrevivência no trato gastrointestinal e o seu benefício no equilíbrio intestinal. Consulte, por favor, o seu profissional de saúde para saber quais os probióticos que podem ajudar no seu problema gastrointestinal.

Quais os principais Microrganismos que são usados em suplementos probióticos ou em produtos baseados em probióticos?

A maior parte dos probióticos mais comuns, taxonomicamente pertencem a dois géneros, Bifidobacteria e Lactobacilli 3. Contudo, os seguintes podem ser adicionados a suplementos probióticos: espécies de Lactococcus, Streptococcus, e variantes de Enterococcus yeast  (Saccharomyces boulardii).

Como iogurtes todos os dias. Não tenho já probióticos suficientes?

Alguns iogurtes não contêm microrganismos vivos ou têm quantidades insuficientes. Confira nos rótulos a estirpe ou estirpes que constam no iogurte e o número de células vivas até à data de validade: a porção de produto recomendada para consumo diário deve conter, pelo menos, 10 mil milhões  de células vivas para, pelo menos, uma das estirpes presentes. 

Que tipo de probióticos estão disponíveis no mercado?

Os probióticos podem ser encontrados, naturalmente em produtos fermentados ou ácidos, como o iogurte ou o kefir.

Os probióticos podem também ser encontrados em alguns suplementos alimentares como estirpes únicas (uma estirpe única) e produtos multi estirpes (várias estirpes diferentes).

Os probióticos com maior UFC são melhores?

De acordo com a International Association of Probiotics, no que diz respeito aos probióticos, mais não é necessariamente melhor. A quantidade deve ser igual à evidência que suporta os seus benefícios.

O que são as estirpes LGG®(ATCC 53103) de probióticos?

Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®) (ATCC 53103) é uma das estirpes probióticas mais estudadas, com mais de 1100 citações científicas, é bastante pesquisada, preenchendo o critério comum para a definição de probiótico.

O LGG®(ATCC 53103) é apropriado para crianças?

O LGG® (ATCC 53103) é uma das estirpes de probióticos mais estudadas, com mais de 1100 citações científicas e entre as mais estudadas nas crianças.

Quantas boas bactérias, dos probióticos, conseguem chegar ao intestino?

Depende da estirpe de probióticos usada no produto probiótico. Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®) (ATCC 53103) é resistente à acidez e à bilís.

Como é que o probiótico Kaleidon se distingue das outras marcas de probióticos no mercado?

Os probióticos Kaleidon são comercializados pela A. Menarini, uma companhia biofarmacêutica líder em Itália.

O Kaleidon 120 contém a estirpe LGG® (ATCC 53103). É uma das estirpes de probióticos mais estudadas, com mais de 1100 citações científicas.

Devo guardar os probióticos no frigorífico?

É verdade que os probióticos são extremamente sensíveis aos elementos ambientais como luz, temperatura, humidade e oxigénio, que podem afetar a sua viabilidade, mas o acondicionamento correto deve protegê-los da humidade e do oxigénio. Assim, recomendamos aos consumidores para não exporem o produto a fontes de calor ou a mudanças bruscas de temperatura, protegê-los da luz e preferencialmente a uma temperatura abaixo dos 25° C.

ONDE COMPRAR